Tendência “gótico suave”. Colaboração para Dicas de Mulher – Set/2015

    A tendência gótica surgiu nos anos 80 pela influência dos estilos musicais punk e rock. Nos anos 90, ela voltou a aparecer influenciada pelo grunge, muito associada à banda Nirvana. O “gótico” se caracterizou pelo uso de roupas escuras e por sua aparência sombria.

   Recentemente surgiu uma releitura deste estilo gótico, uma versão suave, que se popularizou pela internet. Essa tendência atual, que também recebe o nome de “pastel goth”, tem muito mais a ver com a própria moda do que com influencias musicais. O estilo mantém a origem sombria, como o gótico original, porem ganhou uma versão mais leve, e sem dúvidas, mais adaptável ao clima tropical.

  O preto continua forte nessa tendência, assim como os jeans rasgados, os calçados e acessórios pesados. No entanto, o visual intensamente pálido contrastando com a pele clara e batom escuro não é tão primordial, trazendo um visual mais saudável e iluminado, assim como alguma peça de roupa clara presente no look.

   Nesta nova fase do estilo, peças de outras referencias, como a boho, por exemplo, foram introduzidas ao visual, dando um toque mais fashion e atual. A cantora Lorde é certamente um exemplo atual desta tendência, mesclando os batons escuros com looks inteiramente pretos.

Saiba como ser uma “gótica suave”

   Diferentes peças e acessórios podem compor um visual gótico. Saiba como criar seus looks com diferentes peças e para diferentes temperaturas, com a ajuda das dicas elaboradas em parceria com a consultora de moda Flávia Piña, da F. Pina Moda e Imagem.

Acessórios

Foto: Reprodução / Alma Camponesa / Le-Happy / De Coturno e Spikes

    Os acessórios podem ser a peça chave de um look mais básico. No estilo gótico, eles comumente levam tachas, na maioria das vezes são prateados e sempre bem pesados. As chokers, também conhecidas como coleiras, e os chapéus, ajudam a dar o toque gótico aos looks.

   Sobre as chokers, a consultora Flávia indica: “As polêmicas chokers-tatoos voltaram com tudo, ganhando adeptas do universo gótico suave, hipster e boho. Se usados em ambiente informal podem ficar um charme. Uma dica é compor as chokers com outras correntinhas mais compridas”. Ela ainda acrescenta que os pingentes com crucifixo têm um destaque no estilo gótico e que o look deve ser balanceado para não atingir o nível “gótica extrema”.

Looks com saia

Foto: Reprodução / Alana Ruas / Lovely Utopia

    As saias estão presentes na maioria dos guarda-roupas femininos e são peças que podem ser usadas em todas as estações, dependendo das combinações. No estilo gótico, elas podem ser todas pretas ou estampadas, em fundo preto.

   Sobre as estampas, Flávia diz: “As estampas em geral são com motivos de luas, estrelas, dentre outros numa gama de estilo ‘new age’.” Em relação às composições de looks, ela sentencia: “Para criar o look, camiseta tipo podrinha ou de banda punk dos anos 80, jaqueta jeans clara, ‘delavè’ ou camisa xadrez aberta tipo grunge”.

Looks com vestido

 Foto: Reprodução / De Coturno e Spikes / Pinterest

   No estilo gótico suave, elementos românticos também estão presentes, e os vestidos são pecas que certamente proporcionam este toque. De acordo com Flávia as saias com influências góticas podem ser ligeiramente rodadas, com elástico na cintura.

   Para acompanhar o look, Flávia sugere: “Para dar o contraponto neste tipo de look, botinha preta pesada ou meia preta escura 7/8 com sapato tipo oxford masculino são perfeitos”. Acrescentando também que este visual exige uma atenção maior em relação ao ambiente que ele será usado.

Looks com jeans

Foto: Reprodução / Le-Happy / De Coturno e Spikes / Lindizzima

  O jeans é um clássico e harmoniza com praticamente todas as tendências, além de serem peças coringas e que salvam na finalização de um look. Na tendência gótica, as peças em jeans com rasgos são super bem vindas.

   Flávia também propõe o black jeans como uma alternativa para fugir do tradicional jeans azulado, e acrescenta: “Esta é uma tendência fácil de aderir, em qualquer estilo e idade. As variações aqui serão de corte, lavagem e composição.” A consultora também indica que para um visual mais maduro o bacana é apostar em blazers sequinhos com ombros marcados. Para um visual mais jovem, a cintura alta é uma boa aposta, ainda mais se combinados com botinhas pesadas pretas.

Looks com couro

Foto: Reprodução / De Repente Tamy / De Coturno e Spikes / Le-Happy

   Peças em couro ou em tecidos sintéticos que imitam o couro são a cara do estilo gótico suave. A consultora ressalta que nessa tendência, o material deve ser preto, de preferência luminoso ou envernizado.

   Sobre as peças deste material, Flávia acrescenta: “O foco aqui não são jaquetas, e sim saias, vestidos e blusas. O modelo perfeito de saia de couro para um visual chique com referências pastel goth são as modelo lápis com fenda na frente, de preferência com zipper. São perfeitas com camisetinhas ou blusas de seda”.

Looks de inverno

Foto: Reprodução / Veja-du / Le-Happy / De Coturno e Spikes

   Ainda que o estilo peça suavidade, com certeza ele é muito bem vindo e pode ser usado com maior intensidade nos dias frios, o que também proporciona maiores possibilidades de combinações. Peças em veludo molhado preto ou tecidos mais encorpados são boas opções, complementa Flávia.

   As meias calças são extremamente úteis, pois podem transformar um look de verão em um look de inverno, mas para seguir o estilo gótico é fundamental que elas sejam pretas. Para a finalização do look, Flávia ressalta a importância dos batons super escuros e das “capas” e quimonos sobrepondo o look.

Acesse a matéria na íntegra: www.dicasdemulher.com.br

Um comentário em “Tendência “gótico suave”. Colaboração para Dicas de Mulher – Set/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Saiba de nossas novidades