Por que vale a pena fazer uma pós-graduação de moda?

Matéria divulgada em 1 de março de 2017 – Blog Senac SP

Três profissionais com diferentes experiências no mercado contam por que fizeram uma pós-graduação de moda e explicam como essa especialização pode ser fundamental para a carreira.

 

Tire suas dúvidas sobre fazer ou não uma pós-graduação de moda.

 

Você, certamente, já ouviu falar que uma pós-graduação de moda pode ser um grande diferencial para a carreira. Mas caso ainda esteja em dúvida, confira três razões para fazer o curso de acordo com a opinião de profissionais formadas pelo Senac.


Por que fazer uma pós-graduação de moda?

1 – Porque esta qualificação vai te levar aonde você quer chegar, sem contar que a moda está sempre se transformando.

Caren Caroline Zago Leonardi, empresária e produtora de moda.

A pós-graduação apresenta uma série de informações específicas que o aluno, na maioria das vezes, desconhece. Esses conteúdos, que envolvem, por exemplo, procedimentos do dia a dia da produção de moda, são fundamentais, pois embasam a produção do mercado. Nesse ramo, você é desafiado diariamente, tendo que colocar seu conhecimento em prática.

A pós-graduação de moda do Senac forma profissionais para uma atuação mais consciente, eficiente e criativa. Além do mais, dominar conhecimentos variados, que são parte da dinâmica da rotina de trabalho, permite um desempenho superior e uma atuação mais segura.           

Este é um setor em constante transformação que, por isso, demanda especialistas conectados e atualizados com o comportamento do mundo à sua volta. A moda é muito efêmera e um bom profissional busca sempre sair do óbvio e acompanhar a necessidade do consumidor. Da mesma forma, também precisa estar ligado em novas vertentes de negócios que podem ser exploradas.


Caren Caroline Zago Leonardi é empresária e proprietária da Cabidaria, marca de moda com três lojas no mercado; pós-graduada em Negócios de Moda, técnica em Produção de Moda, ambos pelo Senac, onde também fez os cursos livres de Consultoria de Imagem e Fotografia.

 

2 – Porque a especialização é uma necessidade na área de moda que, além disso, vai fazer diferença na sua carreira.

Flavia Piña – consultora de imagem e professora da pós-graduação do Senac.

 

A área de moda tem diversos segmentos e cresce cada vez mais, inclusive pelo aumento da difusão e da circulação de informações com a internet e as redes sociais. Mas, de uma maneira geral, falta interesse dos profissionais se aperfeiçoarem e conhecerem mais o mercado. E vale lembrar que a carreira de moda é promissora, porém desafiadora.

Por isso, essa preguiça que as pessoas têm de se especializar dificulta a empregabilidade, pois as empresas buscam profissionais capacitados e com ideias inovadoras.

Aqueles que se acomodarem em padrões antigos dificilmente evoluirão num cenário tão incerto quanto o da moda atual no Brasil. Mas aqueles que se reinventarem e captarem as tendências mundiais estarão organizando as bases para o futuro. Nesse sentido, uma boa pós-graduação precisa considerar, principalmente, um cuidado da equipe de coordenação com o alinhamento de conteúdo e o desejo de oferecer caminhos inovadores ao aluno.


Flávia Piña é consultora de imagem, já atendeu empresas e marcas como Rede Globo, John John, Inbrands, Novartis, P&G, entre outras no Brasil e em Portugal; pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac, onde hoje é professora convidada do curso. Pela instituição, também fez cursos de Consultoria de Imagem e Desenho de Moda.

 

3 – Porque isso favorece conexões que vão além do conhecimento.

Cora Soares, consultora de moda e comunicação e professora da pós-graduação do Senac.

Envolver-se com o conhecimento acadêmico significa ter contato com professores e colegas com experiências diversas e complementares. Esse ambiente é mais do que propício ao networking, permitindo que todos cresçam juntos e abram seus horizontes.

Cursar uma pós-graduação de moda faz com que muitos caminhos se abram e o olhar sobre a carreira mude, ficando mais especializado e apurado tanto para o lado criativo como para a parte dos negócios. Os professores apresentam universos pouco conhecidos e levam os alunos a ter ótimas experiências. Quem, por exemplo, não gosta de fazer gestão de números e cálculos pode aprender isso de outro modo: muito mais interessante e até encantador.

Este conhecimento, que é essencial para o atendimento de clientes, assim como para a gestão de marca, é ensinado na pós do Senac. Além disso, uma pós de moda é um propulsor de carreira que virou exigência de mercado para altos cargos e que, acima de tudo, forma o profissional para encarar as dificuldades do dia a dia.


Cora Soares é consultora de moda e empresária, atua no mercado desde 2002 e é proprietária da empresa Cora Soares Consultoria de Moda e Comunicação; pós-graduada em Negócios da Moda pelo Senac, onde, hoje, é professora do curso.

 

Para conhecer os cursos de pós-graduação de moda do Senac clique aqui.

Criação de Imagem e Styling de Moda.
Modelagem e Moulage no Processo de Criação.
Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção.

Colaboração:

Jô Souza, coordenadora do curso de pós-graduação de Criação de Imagem e Styling de Moda.
Dalva Olívia Azambuja Ferrari, coordenadora do curso de pós-graduação de Negócios da Moda.

 

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