Como usar scarpin com diferentes estilos de look. Matéria para Dicas de Mulher. Janeiro/2015

Por ser clássico e super versátil, o modelo se adapta em diferentes ocasiões, saiba como escolher e usar o seu.

 Foto: Divulgação / Viva Luxury

O salto sempre foi um grande aliado das mulheres na hora de deixar qualquer produção mais elegante e elaborada. Pensando nisso, logo se lembra do scarpin, modelo tradicional que além da elegância decorrente do próprio salto, traz as produções delicadeza e um toque clássico.

De acordo com Flávia Piña, professora e consultora de moda e imagem, o scarpin combina com diversos tipos de looks e estilos diferentes e por isso é tão usado pelas mulheres. “O scarpin se popularizou no pós guerra, com o ‘New Look’ da Dior, no ano de 1947, período em que se procurava uma nova moda e um retorno à feminilidade. Desde seu surgimento até os dias de hoje é muito popular entre as mulheres, e isso se dá devido à sua versatilidade para compor looks e variedade de opções. É um verdadeiro ‘coringa’ do guarda-roupa feminino.”, diz.

Além da versatilidade, o modelo deixa a parte superior dos pés à mostra, o que ajuda a criar a sensação de alongamento, e trata-se de um sapato fechado (em sua modelagem clássica) que pode ser usado tanto no inverno, quanto no verão.

Para mulheres que trabalham fora o dia inteiro, a dica é ficar atenta ao tamanho do salto. Segundo a consultora Flávia, o conforto deve ser priorizado na hora de escolher seu scarpin ou qualquer outro sapato.

Como usar scarpin

 Foto: Reprodução / Street Style NY

Sem dúvidas, a variedade de texturas, aplicações e materiais disponível no mercado faz com que o modelo seja constantemente renovado, aumentando sua popularização. Para as mulheres mais discretas, vale a pena apostar no scarpins tradicionais, em cores neutras. Para as mais ousadas, uma boa alternativa é investir nas cores mais vibrantes e nas aplicações.

Vale lembrar que, apesar de ser fácil encontrar scarpins ‘mais trabalhados’, o modelo não perde sua capacidade de deixar qualquer look mais refinado e por isso pode ser combinado com diferentes peças e ocasiões.

Scarpin em looks casuais

No dia a dia, adicionar um salto à produção deixa o look básico com um ar mais feminino e elaborado, ainda mais quando se trata de um salto clássico como o scarpin. A postura muda e também sua atitude. No entanto, em looks mais casuais a dica é não abusar na altura do salto.

Scarpin e Jeans

 Foto: Reprodução / Glam4you / Style Pantry / Jseverydayfashion

   A combinação salto+jeans é uma boa opção para o dia a dia, já que o ar descontraído da calça é equilibrado com elegância do salto, e vice-e-versa. Para produções mais básicas, o jeans skinny com a barra dobradinha é uma ótima alternativa. O look fica feminino e o scarpin visível. Para adicionar um toque mais formal à roupa, o blazer é uma boa pedida. Já para um look mais despojado, vale apostar em calças com lavagens diferentes, ou até mesmo nos jeans rasgados.

Scarpin e Shorts

Foto: Reprodução / Fake Leather / Supervaidosa / Glam4you

   É possível combinar o scarpin com um shorts em dias mais quentes ou em situações que não exijam tanta formalidade (uma balada ou um passeio no shopping, por exemplo). A mistura é versátil, pois pode ser mais descontraída, no caso do shorts jeans, ou mais refinada, ao apostar em shorts em alfaiataria ou tecidos mais “finos”. A dica para modernizar o visual é investir em estampas, lavegens e aplicações.

Scarpin e Saia

 Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Supervaidosa / Glam4you

   Por ser uma peça bastante feminina, a saia e o scarpin, juntos, constroem produções mais delicadas. O modelo e o comprimento da saia vai definir o tipo de visual. As saias mais curtas, normalmente estão presentes em visuais mais informais, apesar do uso do salto. Nesse caso, mais uma vez, é preciso se atentar ao tamanho do salto. “Sugiro evitar saltos altíssimo, pois esta é uma combinação perigosa.”, aconselha a consultora. Uma alternativa para evitar essa preocupação, é apostar nas saias midi, que são superfemininas e elegantes, ou em saia com comprimento próximo ao joelho.

Scarpin no inverno

 Foto: Reprodução / Supervaidosa / Viva Luxury / Fake Leather

Sobre o uso do scarpin no inverno, Flávia orienta: “No inverno as mulheres costumam ter dúvidas com relação à este tipo de sapato, como por exemplo: se devem ou não usá-lo com meia. A minha principal dica é, caso opte pelo scarpin com saia e meia-calça, prefira sempre a meia da mesma cor do sapato, de preferência apenas preto ou café. Caso decida usar o scarpin com calça, o ideal mesmo é deixar a meia de lado.”

Scarpin em looks formais

A elegância do salto é diretamente ligada à ambientes mais formais e por isso sempre é uma boa alternativa. A combinação mais séria pode ser feita tanto com a calça de alfaiataria quanto com a saia lápis. Ambas deixam o visual formal, sem perder a feminilidade.

Scarpin e saia lápis 

 Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Supervaidosa/ Blog da Thássia

Para combinar o scarpin com a saia lápis, e ao mesmo tempo, unir estilo e formalidade é possível escolher saias estampas ou com um toque de cor. No entanto é preciso cuidado ao escolher as cores e estampas, se tratando de uma ocasião que pede discrição. Em alguns casos é melhor investir na saia preta básica para não errar e deixar a modernidade do look por conta dos acessórios.

Scarpin e calça alfaiataria 

 Foto: Reprodução / Style Pantry / Miezko / Viva Luxury

O visual com calça de alfaiataria e salto é o mais comum em situações formais. As opções de uso variamentre calças mais ajustadas na perna e curtas (chamadas cigarrete), que são uma ótima ideia pra quem quer deixar o scarpin à mostra, e as mais retas, que normalmente deixam somente o bico do sapato aparecendo. Uma alternativa para sair do básico, é investir em calças e scarpins coloridos ou que tenham algum toque mais ousado.

Scarpin em looks noturnos

Por ser um sapato bastante tradicional, o scarpin também vai bem em ocasiões mais especiais, como casamento e formaturas. Além de valorizarem qualquer produção para a noite.

 Foto: Reprodução / Fake Leather / Glam4you / Garotas Estúpidas

Em vestidos curtos, mini ou midi, todos funcionam super bem com sapatos tipo scarpin, explica Flávia. A variação acontece de acordo com o comprimento e, principalmente, com o modelo do vestido. A grande gama de modelos permite que o visual de adapte em diferentes tipos de situações. Bandage, Rodado, Midi, não importa. Pernas à mostra e scarpin são sempre uma boa combinação.

 Foto: Reprodução / Segura o Picumã / Onça de Tule / Blog da Thássia

“Com relação à vestidos longos, a escolha do sapato deve seguir o estilo do vestido, ou seja, no caso de um vestido mais clássico, o scarpin é perfeito; mas aqui o ideal é um sapato mais delicado, como em cetim por exemplo. Não recomendo scarpins de camurça para formaturas ou casamentos, por exemplo”, diz a consultora. Para que o sapato apareça, é possível investir em vestidos com fendas ou transparência no parte de baixo. Uma outra opção é apostar no longuetes que vão até os tornozelos e também deixam o sapato visível.

 Foto: Reprodução / Chata de Galocha

1. Para acertar sempre: Para não errar na escolha, opte por cores mais neutras e clássicas como o preto e o nude, assim você terá um sapato elegante e pronto para ser usado em qualquer ocasião, desde o trabalho até uma festa mais informal.

2. Para reavivar o look: Invista em scarpins mais trabalhados, que contenham estampas, aplicações ou transparências. Uma outra opção é apostar em um liso e colorido.

3. Pense no conforto: Usar salto diariamente além de ser prejudicial a saúde, não é tarefa para qualquer um, por esse motivo, a consultora de imagem Flávia afirma que a altura e espessura do salto podem fazer enorme diferença. Para as que não estão tão habituadas a usar salto, esse é um fator importante na hora de escolher o scarpin. “De nada vale ter um sapato lindo que machuca”, aconselha Flávia.

4. Para ficar alongada: O scarpin nude cria a sensação de pernas alongadas e por isso pode ser uma boa opção para as mulheres mais baixas. A dica é procurar um tom que se aproxima do tom da sua pele.

Para acessar a matéria na íntegra acesse: http://www.dicasdemulher.com.br/

Um comentário em “Como usar scarpin com diferentes estilos de look. Matéria para Dicas de Mulher. Janeiro/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Saiba de nossas novidades